Postagens antigas marcantes

 Jovem de branco na floresta 
A imagem acima foi feita no GIMP 2.8.2, rodando no Linux Xubuntu 12.04( Ubuntu com ambiente gráfico XFCE ). Os pincéis utilizados são da série criada por L.Zabadal e outros, de uma das séries do Américo Gobbo que você pode conferir no blog Forks And Drills for Graphics Arts Procurei aplicar uma forma de pintar que lembrasse a pintura a óleo, ou acrílica, sobre tela. Essa série de pincéis, geralmente apresentam um resultado que lembra o obtido com técnicas secas tipo pastel seco, carvão, e similares mas, dependendo da forma de usá-los, é possível conseguir resultados bem diferentes desses. Resultados, muitas vezes surpreendentes.




Mozart Couto -Pincéis para SUMI-Ê 

Já há algum tempo venho pesquisando, desenvolvendo pinceis estáticos (.gbr) para GIMP com a intenção de simular a técnica Sumi-ê. Entre os vários que fiz, escolhi os mais representativos e estou disponibilizando-os para download. Vale lembrar que esses pincéis foram pensados e estruturados para serem usados com uma mesa gráfica(mesa digitalizadora) e com as funções de pressão adequadas ao efeito pretendido, ou seja: a função de variação pela pressão da caneta,que no GIMP é designada pelo nome "Tamanho" entre as Dinâmicas de Pincéis". Antes de usarem,peço que leiam o readme do pacote e a licença. O link para baixar o pacote é esse: 
https://dl.dropboxusercontent.com/u/39776377/mz%20sumie%20brs.zip
Basta baixar, descompactar os arquivos ".gbr" e colocar na pasta "brushes", que fica dentro da pasta ".gimp-2.8" na sua pasta de usuário. Obs: No Linux essa pasta é oculta. Ctrl+H mostra os arquivos ocultos na "Home". Clique essas teclas para ver e acessar as pastas citadas. É interessante criar uma pasta com o nome"mz sumie"( por exemplo) e colocá-los nela. Isso fica mais organizado e mais acessível, principalmente usando-se a busca por "tags" na paleta de pincéis do Gimp 2.8.




Aplicando retículas nos seus mangás com o GIMP



Nesse tutorial no blog Forks and Drills você aprende maneiras de aplicar retículas sobre os desenhos para publicações tipo fanzines ( feito em casa) e também para outros tipos de publicações. O tutorial é bem detalhado, e tem várias partes. Uma feita pelo Américo, dentro da técnica tradicional com texto bem explicativo e outra parte, feita por mim, onde as retículas são usadas de forma decorativa com muita facilidade de aplicação e grande produtividade. Esperamos que gostem e utilizem esses métodos nas suas HQs e mangás. Leia mais...


Nenhum comentário: