domingo, 14 de agosto de 2016

Como melhorar o traço da sua mesa gráfica no GIMP

Nessa postagem quero abordar, para os iniciantes, sobre como ativar uma mesa digitalizadora no Gimp para que esta funcione corretamente e o usuário possa usufruir das variações de opacidade, de tamanho e outras características que só uma mesa gráfica, em pleno funcionamento, proporciona.

Ativando sua mesa

Primeiro, quero que preste atenção como é irregular o traço da mesa quando ela ainda não foi ativada. Escolhendo pinceis diferentes e com configurações variadas o traço se mantém do mesmo modo. ATENÇÃO: sempre que observar isso,( repare bem como o traço é feio. Quase igual a um traço feito com mouse! ) algo está errado ( muito ) com suas configurações ou com sua mesa ou até com seu sistema. O mais provável é que sejam as configuraçẽs do programa com relação à mesa. No Linux, quando conectamos, numa porta USB, uma mesa gráfica suportada pelo Kernel, pelo DIGImend Project ou pelo suporte da comunidade para as mesas Wacom, essa mesa será reconhecida e poderá ser utilizada normalmente. No Windows, temos que instalar o driver que veio com a mesa e configurá-la através desse driver que traz várias opções de atalhos nos botões, variações dos cliques da caneta, adequação às proporções de tela do monitor, etc. Mas sempre é preciso, em alguns programas, configurá-la, ativá-la, para que as funções citadas acima entrem em ação como podemos constatar nesse video.




Como você observou, é muito radical a aparência e a mudança no traço antes, com a mesa desativada, e depois. Não pense que o traço bem feito e bonito de uma mesa gráfica é questão de "marca" ou de habilidade do artista, ou modelo. É preciso seguir certos processos básicos para que sua mesa lhe dê o que ela realmete tem para dar. E lembre-se sempre: mesa gráfica TEM que ter traço bonito. pode ser que você, não tendo muita prática no uso, ainda não domine bem essa ferramenta, mas NUNCA o traço será como aparece no início do vídeo.

Estabilizando o traço

O que gostaria de ressaltar aqui também é que, algumas mesas ( de marcas diferentes - até daquela, líder de mercado. ), tendem a apresentar um traço com "quebras" nas curvas! Calma, isso tem como resolver. Existe um programa que estabiliza o traço e que aconselho fortemente aos usuários Windows ( por enquanto o programa só funciona nessa plataforma).
http://lazynezumi.com/


Infelizmente, no Linux não temos um programa como esse, mas temos uma função no Gimp, em "Opções de ferramentas" chamada "Pincelada Suave". Ao ativar essa função você deverá testar o ajuste que mais lhe agrade combinando os valores entre "Qualidade" e "Peso" até que encontre a ideal. A "Pincelada Suave" atua nas ferramentas de desenho e pintura. A ferramenta "Ink", ou "Tinta", também tem essa função em sua própria caixa de configuração e atua muito bem, principalmente quando é necessário aplicar traços curvos e longos. Ela também elimina, ou diminui muito, aquelas terríveis "quebras" nas linhas em curva que mostro no video.

Video apresentando o funcionamento do Lazy



Krita
Com o krita, você poderá utilizar os Assitentes para melhorar os traços, mas isso, depois mostrarei, numa outra postagem.

MyPaint
Esse excepcional programa para desenhar e ilustrar ( que de simples e limitado só tem aparência)também tem suas próprias maneiras de auxiliar no aperfeiçoamento dos traços e de incrementá-los. Breve farei uma postagem comentando também sobre isso. por enquanto, você pode rever esse video, onde mostro uma delas

http://blogdodesenhador.blogspot.com.br/2013/08/linhas-e-curvas-bem-definidas-no-mypaint.html

2 comentários:

  1. Depois que mexi no dispositivo de entrada, não tá saindo traço nenhum!
    O quê eu fiz de errado?

    ResponderExcluir
  2. Observou bem que, no minuto 1:06 mostra o caminho para ativar a mesa? Onde aparece no nome da sua mesa, do lado esquerdo, você escolhe cada item relativo a ela, por exemplo: selecione ( nome da mesa ) stylus ( é a caneta) depois vai na opção "modo"( lado direito) e marque a opção "tela" entre as três que existem ( as outras são "janela" e "desligado"- essa nunca deve ser escolhida ou nada funciona). Depois salva.
    Se der errado, entre de novo no Menu-Editar-preferencias- dispositivos de entrada-configurar dispositivos de entrada e, nessa janela escolha "Restaurar as configurações de dispositivos de entrada". Reinicie o Gimp porque é necessário e recomece todo o processo de escolher cada item da sua mesa e caneta, mouse, e marcar "modo"- "tela" e salve. Escolha um pincel, e tente traçar no arquivo novo aberto. Vá também no menu- Janelas- Diálogos de encaixe-Dinâmicas de Pintura e escolha uma das "ferramentas pre-estabelecidas" e tente traçar. Depois me dê retorno falando qual é o sistema operacional que usa e qual e a sua mesa gráfica.

    ResponderExcluir