segunda-feira, 4 de julho de 2016

Um pouco mais sobre AzpainterB e o “Mundo AZ”.


Nesses videos fiz uma rápida exploração da versão do Azpainterb 1.0.0 para mostrar algumas das funções das ferramentas de pintura e outras, e de alguns dos recursos do programa, tais como: Girar a tela; mostrar algumas das opções de camadas; aplicar retículas com pinceis e com a ferramenta do “balde”, só para citar algumas. Apesar de parecer um programa simples, como já disse em outra postagem, na prática, observamos que suas ferramentas nos permitem fazer muito, se soubermos explorá-las.
Videos
No primeiro video, fiz o tour em geral, mostrando os recursos interessantes, tipo as linhas direcionadas a um ponto previamente definido, linhas paralelas, circulares, o controle do traço em vários níveis, etc.



 No segundo uma rápida imagem desenhada e colorida onde utilizei bastante uma ferramenta que gosto muito, a Freehand Fill Tool que permite a junção da pena ou do pincel com o recurso vetorial(?) de traçar, já preenchendo com a cor, criando uma espécie de “forma” que pode ser grande e larga ou fina.
Outros videos






Achei interessante acrescentar aqui um “overview” do Azdrawing, feito pelo João Mausson já que, nesse programa encontramos também recursos parecidos com os do Azpainter.
Encontrei também um outro video no qual foi utilizado o Azdrawing para a arte-final de um desenho e o Photoshop para o acabamento final para impressão.

Azpainter overview –João Mausson


Arte-final com Azdrawing e Photoshop


Para finalizar, indico para pesquisa o blog do Adriano Araújo, que é um admirador e divulgador, no Brasil, dos programas da desenvolvedora japonesa Azel: https://aznosekai.wordpress.com/  


Ainda há outro, mais antigo: http://mundoazdrawing.blogspot.com.br/ de Alex Dukal, que hoje utiliza mais o Photoshop mas que deixou um grande colaboração aos interessados em navegar nesse “Mundo AZ”.

2 comentários:

  1. Nossa Mozart o programa pareceu fluir muito bem nesse segundo vídeo. Claro que pode ser devido a experiencia que tem, mas achei que o resultado foi alcançado em uma velocidade maior do que em outros programas ou é impressão minha?

    Vou falar com o Adriano se ele consegue sugerir a Azel a migrar para o github, assim ficaria muito mais fácil fazer contribuições para o projeto e divulgá-lo e ter mais programadores contribuindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flui sim, Andeon! Os programas são muito leves e funcionam de forma muito estável! Si, o Git seria mesmo uma boa. Eu gostaria muito que ela fizesse esses programas como AppImages.

      Excluir