IRO OS - O Linux para artistas digitais!

    

Iro OS 1.0 Alpha2, é uma distribuição Linux indicada para artistas digitais! Baseado no Ubuntu 15.10, Kernel 4.2.0; Extremamente estável, leve e rápida. Utiliza o ambiente gráfico Cinnamon 2.8. Roda muito bem num pen drive, HD USB e em computadores antigos, como um Core2Duo com 4GB de Ram que foi o  que utilizei para os testes tanto no pen drive e depois instalado no HD.
Apesar de estar na versão alpha2, tenho constatado que é surpreendentemente seguro e pode ser utilizado para a produção!
Os programas foram escolhidos para atender aos artistas que trabalham na área de Computação Gráfica por isso a distro traz - além dos essenciais Krita, GIMP e MyPaint instalados (com PPAs e atualizadíssimos)- outras "jóias" do SL como Blender, Make Human, Kdenlive, Openshot, Natron e mais. Também há uma versão  do AZPainter 1.0.7, ótimo para desenho e para aqueles que gostam de desenhar mangás! Para internet, apenas o Firefox. O gravador de telas Simple Screen Recorder já vem por padrão e funciona muito bem, inclusive no modo live, rodando no pen drive. Ainda na parte de som e video, além dos citados acima, (Kdenlive e Openshot) temos o Rhythmbox e o VLC e para texto o Libre Office 5.0.5.2.
Iro OS traz também o "Menu Gnome-pie" que fica ativado constantemente nodesktop. É um menu com grupos de programas onde os ícones ficam em círculos ou dispostos de outros modos, de acordo com a escolha do usuário. Achei a distro muito bonita! Gostei do conjunto de papéis de parede próprios, dos ícones e o tema Numix, padrão, tudo formando um visual muito harmonioso moderno, limpo. Sem falar no desempenho que é "matador". O Cinnamon é absurdamente estável e leve facilitando muito o trabalho. Claro que não utilizei todos os programas, mas os que mais utilizo, Gimp, Krita e MyPaint, Openshot, Firefox, VLC e alguns outros rodaram muito bem.

Para colocar o sistema com o idioma Português é preciso acessar o menu-preferences-languages support, escolher "Portugues" e instalar. Depois, na caixa de idiomas, clicar sobre Português do Brasil e arrastar para o primeiro da lista, acima do English. Pedir para aplicar em todo o sistema e fazer o mesmo na aba ao lado.
Para adequar o teclado, vá em "Configurações do sistema",  acesse "teclado-Layout" e acrescente, usando o "+" ( embaixo, à esquerda ), o idioma Português. Depois, usando a seta na direção "para cima", coloque Português acima do English.



Clique aqui e visite o site

 Iro is a GNU Linux operative system.
    Base OS: Ubuntu 15.10
    Linux Kernel: 4.2.0
    Desktop environment: Cinnamon 2.8
    Desktop theme: Numix by Numix team
    Gimp Theme: Flat icon theme by Andrew Pullins


Importante - Atente para isso: Para instalar no HD todas as alterações feitas na Iro OS enquanto estava sendo usado no modo Live, no pen drive:
"Para manter manter todos os seetings da versão ao vivo na instalação, você precisa marcar a caixa que diz "manter os arquivos do usuário e configurações" durante a instalação ". Desta forma, ele vai manter todos os pincéis, configurações de desktop, etc, na pasta de novo usuário da distro instalada."

Apesar da Iro OS está sendo desenvolvida ou construída por uma só pessoa, um ilustrador digital, segundo está em seu blog, numa postagem de 2/6/2016, a distro continuará, devagar mas continuará! A versão Beta será lançada baseada na versão LTS 16.04 do Ubuntu e com o Cinnamon 3.0 e ainda mais novidades com relação a novos programas que virão por padrão!
Recomendo Iro OS a todos aqueles que trabalham com ilustração digital e querem utilizar uma distribuição Linux estável, bonita, intuitiva,rápida, leve e muito bem organizada.



Comentários

  1. Uma bela dristro, obrigado por compatilhar

    ResponderExcluir
  2. A distro é fascinante para quem ainda é leigo em Linux.
    Além da performance, que sem dúvidas é fluida(pelo menos no meu caso), é pratico.
    Claro que precisa de uma "mãozinha", na hora de instalar para pt-BR, mas nada que uma boa procurada, que foi no meu caso.
    Ótimo artigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas