AZPainterB - Se o SAI para Linux não "vingou", temos o AZPainter!


Há algum tempo ( 2014 ) publiquei um posto no meu G+ sobre os programas Azpainter e Azdrawing, desenvolvidos pela japonesa Azel:

"Os programas para para pintura AZPainter e  para desenho AZDrawing tem versões para Linux: http://sourceforge.jp/projects/azpainter/   http://sourceforge.jp/projects/azdrawing/ São programas leves, mas com boas e variadas funções. Estou fazendo alguns testes no Mint(Mate) 15 e já deu para perceber que não funcionam bem com tablets "non-wacom". O recurso de variar o traço não está muito bom como nas versões para Windows, e, sem eles, os dois programas perdem muito seu valor. Vou entrar na fase de testes com as Wacom e postarei minha análise."

Atualmente, o panorama mudou. Os programas trabalham muito bem com as mesas gráficas "Non Wacom"  e uma nova versão do Azpainter foi lançada para os usuários Linux, o "Azpainterb". infelizmente, para novatos no Linux, não é lá tão fácil assim instalar o programa. Ainda não há um pacote onde a gente possa dar um clique e pronto! Mas também não sendo tão complicado, vale a pena experimentar. Abaixo, algumas imagens de teste que fiz recentemente experimentando a nova versão "Azpainterb".

Sinceramente, eu gostava mais da versão anterior. Nela era possível adicionar pincéis ( manchas, desenhos, etc ) criados como imagens e salvos como .jpg ou .png. Nessa versão, só encontrei a possibilidade de configurar e salvar ou duplicar( criando novos pinceis) os que já existem por padrão. Algo meio parecido com o MyPaint. O programa é levíssimo e estável. Além de servir para ilustrar em cores, atende perfeitamente quem desenha Mangás e também quadrinhos em geral. Na imagem acima, trabalhei com os pinceis de pintura "default" e com os de "aquarela", variando as opções das mesmas que vem por padrão e, claro, são bem editáveis!
Já nesse segundo exemplo, utilizei o pincei e a função de formas para pincel. Esse recurso é muito interessante e permite trabalhar muito rápido. Os efeitos podem ser bem "clean", e modernos, ou mais detalhados e próximos do desenho com acabamento de pintura mais " realista ", ou convencional.
No detalhe, é possível perceber as "peças" vetoriais que se sobrepõem formando os tons e as formas da imagem, sem nenhum traço, praticamente.

O Azpainterb lembra bastante o SAI e espero que a autora o continue aprimorando. Sem dúvida, em muito pouco tempo, ele será mais uma opção de "peso" para arte digital am ambiente GNU/linux.


 Links atualizados para baixar direto os programas "Azs" para Linux:


SITE PRINCIPAL
http://azsky2.html.xdomain.jp/linux/azpainter/index.html

Programas:
( Clicando no link o programa começa a baixar no seu computador )

Azdrawing 1.5 linux
link para baixardireto direto:
https://osdn.jp/frs/redir.php?m=c3sl&f=%2Fazdrawing%2F63500%2Fazdrawing-1.5.tar.bz2

Azpainter1.7  linux
link para baixar direto direto
https://osdn.jp/frs/redir.php?m=c3sl&f=%2Fazpainter%2F64397%2Fazpainter-1.0.7.tar.bz2

Azpainterb 1.0.2
link para baixar direto direto
https://osdn.jp/frs/redir.php?m=c3sl&f=%2Fazpainterb%2F66065%2Fazpainterb-1.0.2.tar.bz2



Comentários

  1. Mozart,
    a autora já deixou claro no blog oficial que vai continuar aprimorando todos os programas gráficos "AZ". Inclusive há indicação de mesclar o código do AzPainter 1.0.7 com o AzPainterB. Aproveito pra esclarecer que o AzPainterB é a versão que mais se aproxima da versão 2 para Windows, que conquistou uma legião de fãs no Japão e no mundo. Tirando a questão da personalização de pincéis, pelos seus testes se mostrou um programa muito bom. Em breve estaremos disponibilizando a tradução do programa para o português do Brasil. Enquanto isso, todos os interessados podem visitar o nosso blog AZ no Sekai - Mundo AZ, onde estamos publicando os manuais traduzidos e postando novidades sobre os aplicativos. https://aznosekai.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos esclarecimentos, Adriano. Espero que todos comecem a frequentar esse endereço que passou.

      Excluir
  2. Olá, boa noite, me chamo Leonardo e sou um novo usuário do mypaint. gostaria de saber como selecionar parte de um desenho e, após isso, copiar e colar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. O MyPaint é um programa para desenhar e pintar, não faz edição de imagens. Para fazer copy/paste é no GIMP. mas, futuramente, acredito que poderemos fazer edição nele através de um processo onde se utiliza camadas de um tipo especial, que simulam máscaras, mas que ainda estão sendo desenvolvidas no programa. Eu não conheço esse programa tão profundamente, portanto, seria bom que procurasse fazer parte do fórum do MyPaint para tirar suas dúvidas por lá:
    https://community.mypaint.org/

    ResponderExcluir
  5. Se eu soube-se que tinha escrito sobre eles teria usado esse texto como referência. :)

    Vou atualizar meu artigo http://andeons.com/azdrawing-e-azpainter/ linkando pra cá.

    Seria pedir muito você fazer um video nesta nova versão, pois o mais recente que achei é sobre ele como AzPainter ainda. E o pessoal esta sem uma boa referencia artística sobre o novo, principalmente para divulgar o projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas