AppImage, Snappy, Orbital Aplications... Cada vez mais fácil usar programas no Linux!

Tenho utilizado aplicativos do site Appimage e estou muito satisfeito com o resultado.
Recentemente baixei no site o Gimp, versão 2.9.3 para desenvolvedores. Embora seja uma versão "instável", devido à fase de desenvolvimento que se encontra, ainda não tive nenhum problema sério. Somente alguns bugs que considero normais. O programa comporta-se exatamente como qualquer outro instalado no sistema e com todas ( talvez faltem algumas) suas funções habilitadas e funcionando, por isso, recomendo o uso desses aplicativos que não precisam ser instalados e podem ser descartados apenas jogando a pasta do programa na lixeira, sem nenhum prejuízo ao sistema. Outra vantagem é que esses programas podem ser rodados e utilizados mesmo que você tenha o mesmo programa, numa outra versão, instalado no seu sistema, sem que haja nenhum tipo de conflito. O AppImage ainda lerá as pastas de configurações de sua outra versão instalada e aproveitará muitas coisas. Quando for lançada uma nova versão, basta jogar a pasta da atual na lixeira baixar e utilizar, do mesmo modo, a nova versão.


Também tenho utilizado o Krita, versão 3.0, nesse modelo AppImage para produção diária, tal a estabilidade! Utilizo o App desde que foi disponibilizado o arquivo Krita Appimage no site do programa para download e até hoje não tive nenhum problema.



Para saber mais sobre os Appimage, dê uma olhada no site http://appimage.org/
Para baixar a versão dev do GIMP que tenho usado visite essa seção do site https://bintray.com/probono/AppImages aí você pode escolher os apps que desejar utilizar e fazer o download clicando no nome do programas - no caso "gimp + versão" - e, na página que abrir, clique em "files" onde encontrará os arquivos a serem baixados.
Para baixar a versão dev do GIMP que tenho usado, visite a seção do site citada acima, clique em https://bintray.com/probono/AppImages/GIMP/view em seguida clique em files, ou baixe, direto, nesse link: https://bintray.com/probono/AppImages/download_file?file_path=GIMP-2.9.3.glibc2.15-x86_64.AppImage



Para baixar o Krita 3.0 para LINUX, clique aqui https://krita.org/en/download/krita-desktop/ e aqui: http://files.kde.org/krita/3/linux/krita-3.0-x86_64.appimage
Para utilizar os programas, crie uma pasta no seu computador, onde achar melhor, nomeie, por exemplo como "AppImages" ( Nessa mesma pasta, você pode colocar outros Appimages ), e dar dois cliques no programa que deseja executar. No Linux, talvez seja preciso clicar antes com botão direito, ir em "propriedades" e, na aba "permissões", habilitar para rodar o aplicativo como um programa - "permitir a execução do arquivo como um programa"-  aí sim, clicar para executar o App. Pode-se criar também um atalho na área de trabalho.

Links sugeridos para pesquisar sobre esses Aplicativos Portáteis para linux e outros meios de rodar os programas independente da distribuição Linux, sem instalação, sem problemas de dependências sem ocupar muito espaço em disco (!!!! ) e funcionando perfeitamente:
AppImage
http://appimage.org/

FLATPAK( sandbox )
http://flatpak.org/

ORBITAL-APPS
https://www.orbital-apps.com/  e
https://www.orbital-apps.com/blog/category/linux  ( Portables Apps para levar no pen drive )

E está chegando aí o Snappy, da Canonical ( Ubuntu e outros sabores ), com conceito semelhante. Saiba mais aqui: http://www.diolinux.com.br/2016/06/pacotes-snap-do-ubuntu-outras-distros-linux.html

Pessoal, vale lembra que estou utilizando o Gnome Ubuntu 16.04 e também o Xubuntu 16.04. Utilize os programas por sua própria conta e risco.


Comentários

Postagens mais visitadas