sexta-feira, 27 de junho de 2014

Depois da Escuridão - Onde o GIMP entra nessa história.


Ainda sobre meu último lançamento, da História em Quadrinhos “Depois da Escuridão”, gostaria de mostrar um pouco como foi feita a arte-final da primeira parte.

Há alguns anos atrás, experimentei desenhar figuras utilizando a seleção livre do GIMP e postei um video do processo no meu canal, no YouTube.



Utilizando uma mesa digitalizadora, criar seleção no GIMP é algo surpreendente. As bordas dessas seleções ficam muito “limpas”, bem delineadas, assim, conseguimos um resultado bastante satisfatório quando utilizado para a arte-final de HQ.

Como é possível observar nesse vídeo, numa camada transparente, criada e posicionada sobre uma camada de cor branca, com a opacidade reduzida, e sobre a camada do desenho feito com lápis, fui traçando as áreas onde a cor preta deveria ser aplicada. Depois de traçadas todas essas áreas,usei um atalho, para "preencher com a cor de frente" e todo o desenho ou todos os locais selecionados na página  receberão o preto. Os outros detalhes dos desenhos, como hachuras e contornos, poderão ser feitos com o mesmo processo ou desenhando mesmo, usando a ferramenta “ink”, com seu belíssimo efeito de desenho vetorial. Essa parte fica a critério de quem está utilizando o método.



Aproveito também para mostrar como meu trabalho é feito em duas etapas bem independentes. Nem sempre os traços do acabamento seguem exatamente os do esboço! E, quanto ao esboço, nesses casos, é bem solto e rápido. Esse processo não deixa o desenho com aquele aspecto muito detalhado, muito “certinho”, permitindo que uma ênfase na finalização mais gestual seja a “marca” do mesmo, a característica principal do estilo.


Mais alguns exemplos de imagens esboçadas e do processo de arte-final onde podemos observar como era  o desenho antes, esboçado, e depois, finalizado.




A ferramenta Seleção Livre em ação.



Desenhos finalizados.



por fim, a "mascote" da HQ, feita para descontrair um pouco.



10 comentários:

  1. Olha, muito bom esses desenhos! Você faz eu me arepender de ter desinstalado o Ginp do meu PC... T.T
    Seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois instale novamente! Vale a pena utilizar o GIMP!

      Excluir
  2. relendo o post aqui Mozart!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. A HQ ficou muito boa, manteve a tensão até o final, e poder ver aqui um pouco do processo de criação dela é fantástico, não esperava por isso. Valeu pelas informações Mozart! :)

    Uma coisa que sempre me deixa em dúvida nas HQs em preto e branco, é se nos quadros com predominância de preto, o processo de desenho é muito diferente ou se ainda continua mais ou menos igual, (como o 5º da pág. 14, o 1º da pág. 22, o 1º da pág. 28 ou a contra capa mesmo) pra mim eles sempre parecem bem mais difíceis de fazer, ainda mais quando há muita mistura entre as áreas de preto e de branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo do desenho, no meu modo de trabalhar, é o mesmo, Brian.

      Excluir
  4. Gratidão pela generosidade em compartilhar os "bastidores"! Mestre!
    Essa HQ prende, e o tema é muito caro a mim. Adorei a mascotinha no final! hehe

    ResponderExcluir
  5. Onde posso ler ou comprar a HQ? Parece uma história interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o publicação está esgotada.Qualquer novidade sobre reedição, avisarei aqui.

      Excluir