quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Arte de fazer Mangá

Encontrei hoje esse video no you tube. Nele, podemos observar o artista trabalhando e as várias fases da elaboração de uma página de Mangá. Explore os videos ao lado. Há vários outros, do mesmo tipo.
Observem o material utilizado. É um dado importante para quem está iniciando.



Pouco depois, encontrei mais esse, que vale a pena ver.





 Na página do you tube, ao lado desse video há links para os outros da série.

...E, por último, o incrível Kim Jung Gi http://www.superani.com/kim/

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Configurando o GIMP para Ilustração - Video III



Nesse video, mostro como variar entre os modos de "janela Única" e "Janelas de Utilidades", assim como, esconder e mostrar, usando a teca "TAB", as paletas flutuantes, ou diálogos de encaixe. É possível aprender também a esconder o MENU e ativá-lo usando UM CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE, em qualquer local na tela. Assim, caso deseje, poderá trabalhar com a imagem tomando toda a tela ( clique F11). Use "tab" para esconder as caixas de diálogo e use o clique direito para mostrar e esconder o menu na vertical, em qualquer local na tela. No modo Janela Normal, todas as janelas ficam flutuantes e soltas, e a caixa de ferramenta e as outras janelas flutuantes, ou "diálogos de encaixe", também. sempre que clicar na imagem ativa, a a caixa de ferramenta e as outras janelas flutuantes passarão para segundo plano. Experimente trabalhar assim. Para quem utiliza um monitor muito grande e com resolução acima de 1920x1080, isso funciona bem e melhor ainda para quem usa dois monitores.
Também mostro aqui, como mover e redimensionar, movimentar, a caixa de ferramenta pela tela. Depois disso, passo a mostrar como se cria uma nova caixa de "Dinâmicas de Pintura" e as formas mais básicas de configurar as dinâmicas, através das curvas, para que atuem nos traços feitos com a mesa digitalizadora. Basicamente, utilizando a curva transversal, ao puxá-la para cima, poderá, por exemplo, diminuir a função de afinar mais o traço, Já puxando-a para baixo, essa função aumentará seu poder. E assim é com as outras opções de dinâmicas. Podemos ativar mais de uma e observar os efeitos nos traços dos pinceis. Também podemos definir essas dinâmicas e salvá-las, juntamente com uma "mancha", a ponta do pincel que estiver sendo usada, criando assim uma ferramenta "pre-definida", à qual podemos recorrer, a qualquer momento, para usá-la com as mesmas características, sempre- ou até que a deletemos, sem ter que ficar refazendo todos os detalhes de configurações que fizemos anteriormente.
Um detalhe e um erro meu aqui: as dinâmicas "Taxa" e "Fluxo", funcionam na ferramenta "Aerógrafo", a qual não mostrei atuando. A ferramenta "Tinta", é independente e as dinâmicas não atuam nela. Tem sua própria caixa de configuração. Com as mesas digitalizadoras Wacom, que tem a função "Tilt" e "Wheel", essa ferramenta tem um ganho muito interessante. Também mostrei como usar a ferramenta "Borrar" com pinceis diferentes e como preencher com cor de ferente e de fundo a imagem aberta.

Configurando Gimp para ilustração - Video II



Nesse vídeo, procurei mostrar como configurar as ferramentas principais do GIMP.
Atenção para a ferramenta de "conta-gotas" e para a ferramenta "selecionar por cor": deve-se habilitar nelas o item "usar amostra combinada" para que possam capturar as cores em todas as camadas existentes e no plano de fundo. Nas ferramentas de seleção, o ideal é trabalhar sempre habilitando a segunda opção, o modo "acumulativo". para que possa selecionar vários locais em sequência. A ferramenta mover  deve ser ativada para "Mover a camada atual", e, note que essa ferramenta pode "pegar" também vetores e seleções. As ferramentas de distorção, mudança de tamanho, inclinação, perspectiva e rotação, também podem ser configuradas para atuar na "camada atual" ou em seleções e em vetores. A Ferramenta alinhar pode ser usada como por padrão. Muitas dessas configurações podem ser mudadas a gosto do usuário, ou pela necessidade do momento. A ferramenta "Cortar", tem várias opções, como cortar em tamanho pré-estabelecido pelo usuário, expandir através do centro, etc. Explore-a. As ferramentas de tamanho, distorção em perspectiva, etc, podem ser configuradas para mostrarem linhas sobre a imagem em edição, que auxiliam na composição da área selecionada. como as linhas das regras dos terços, o ponto áureo, ou nenhuma linha. A ferramenta "Transformação em Gaiola", é uma nova ferramenta de edição e distorções das figuras que vou mostrar noutros vídeos com mais detalhes. Fiz um rápido tour pela caixa de edição de texto. É bem simples e fácil de lidar. A ferramenta de preenchimento (o baldinho), tem a opção de preencher com "padrões" e com "cor de frente" e "cor de fundo". Há outras opções que são muito úteis. pode marcar os itens, como está no video. A ferramenta de degradê, geralmente,  uso no modo "Cor da frente para transparente". A forma do degradê, mudo, dependendo da situação e do efeito desejado. Com a ferramenta "Lápis" é possível traçar com um pincel de 1 px ou com outros pinceis. O efeito do traço é duro e muito texturado. Lembre-se sempre de checar, no campo "Dinâmica de pintura", qual a dinâmica está ativada quando for usar cada ferramenta. Observe as variações obtidas com as funções constantes em "Opções de Ferramentas", nos pincéis e outras ferramentas de pintura e retoque de imagem, nos exemplos seguintes no vídeo. Sempre é bom checar a dinâmica que está ativada antes de usar a ferramenta. Explore essas ferramentas e suas opções. É a melhor maneira de familiarizar-se com elas.
Na caixa de ferramentas, podemos ativar as cores de frente e fundo e, ao clicar numa dessas cores, ativa-se uma janela de cores com todos os modos de cores que podem ser usados no gimp. É um outra opção de selecionar cores. É possível utilizar desde o triângulo de cores, o padrão do GIMP, da web, até as cores no modo CMYK ( ícone da impressora)se estiver usando um perfil de cores ativado.
Assista o video no you tube, numa resolução melhor.