Configurando o GIMP para Ilustração - Video III



Nesse video, mostro como variar entre os modos de "janela Única" e "Janelas de Utilidades", assim como, esconder e mostrar, usando a teca "TAB", as paletas flutuantes, ou diálogos de encaixe. É possível aprender também a esconder o MENU e ativá-lo usando UM CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE, em qualquer local na tela. Assim, caso deseje, poderá trabalhar com a imagem tomando toda a tela ( clique F11). Use "tab" para esconder as caixas de diálogo e use o clique direito para mostrar e esconder o menu na vertical, em qualquer local na tela. No modo Janela Normal, todas as janelas ficam flutuantes e soltas, e a caixa de ferramenta e as outras janelas flutuantes, ou "diálogos de encaixe", também. sempre que clicar na imagem ativa, a a caixa de ferramenta e as outras janelas flutuantes passarão para segundo plano. Experimente trabalhar assim. Para quem utiliza um monitor muito grande e com resolução acima de 1920x1080, isso funciona bem e melhor ainda para quem usa dois monitores.
Também mostro aqui, como mover e redimensionar, movimentar, a caixa de ferramenta pela tela. Depois disso, passo a mostrar como se cria uma nova caixa de "Dinâmicas de Pintura" e as formas mais básicas de configurar as dinâmicas, através das curvas, para que atuem nos traços feitos com a mesa digitalizadora. Basicamente, utilizando a curva transversal, ao puxá-la para cima, poderá, por exemplo, diminuir a função de afinar mais o traço, Já puxando-a para baixo, essa função aumentará seu poder. E assim é com as outras opções de dinâmicas. Podemos ativar mais de uma e observar os efeitos nos traços dos pinceis. Também podemos definir essas dinâmicas e salvá-las, juntamente com uma "mancha", a ponta do pincel que estiver sendo usada, criando assim uma ferramenta "pre-definida", à qual podemos recorrer, a qualquer momento, para usá-la com as mesmas características, sempre- ou até que a deletemos, sem ter que ficar refazendo todos os detalhes de configurações que fizemos anteriormente.
Um detalhe e um erro meu aqui: as dinâmicas "Taxa" e "Fluxo", funcionam na ferramenta "Aerógrafo", a qual não mostrei atuando. A ferramenta "Tinta", é independente e as dinâmicas não atuam nela. Tem sua própria caixa de configuração. Com as mesas digitalizadoras Wacom, que tem a função "Tilt" e "Wheel", essa ferramenta tem um ganho muito interessante. Também mostrei como usar a ferramenta "Borrar" com pinceis diferentes e como preencher com cor de ferente e de fundo a imagem aberta.

Comentários

Postagens mais visitadas