sábado, 31 de agosto de 2013

O Futuro das Mesas Gráficas

Agora que a Wacom já tem um driver para que a caneta para tablets atue com pressão, acredito que o futuro das mesas digitalizadoras comuns será esse, mostrado no video. Some-se a isso, os modelos de tablets com 20 polegadas e hardwares cada vez mais robustos, em breve, as estações de trabalho da maioria dos artistas deverá ser mesmo algo muito próximo do que vemos aqui:

 

E você? O que pensa sobre as mesas gráficas, ou mesas digitalizadoras comuns? Terão vida longa?

10 comentários:

  1. Desde quando começou essa moda de Tablets, eu havia imaginado algo desse tipo. Isso eh muito positivo, estamos retomando a praticidade que tinhamos na prancheta sem abrir mao do horizonte que a tecnologia proporcionou. Nao vejo a hora de conseguir um

    ResponderExcluir
  2. Olá Mozart,

    Boa pergunta!

    Acho que os modelos irão conviver por um bom tempo ainda pelo seguinte :

    1) custo ;

    2) tamanho da tela; e

    3) hábito


    Quando se tornarem efetivamente acessíveis talvez seja possível a substituição das mesas gráficas tradicionais.

    Bem pra finalizar ... o vinil vive até hoje e ainda não deixei de rabiscar em papel. Será mais recurso, sem dúvida.

    abraços

    Jorge.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o futuro, realmente, parece estar na fusão dos dois conceitos de tablets. E nesse entretanto, você soube do novo lançamento de Wacom? A Wacom Companion [ https://twitter.com/ZZDas_tweets/status/369876646435622912 ] ?

    ResponderExcluir
  4. Honestamente, acho que é um caminho que será trilhado pela maioria,mas dessa experiência deverá surgir um novo hardware adequado as necessidades vigentes. Vejo isso por um lado bom, mas também sinto que sempre existirá a lacuna do mundo real e material. Que com certeza pode-se levar a qualquer lugar e não necessita de energia elétrica. Claro que no futura esse problema da energia também será superado, mas mesmo assim a plataforma real é mais capaz de suprir as necessidades do aprendizado de um aluno nas artes, enquanto que o digital é uma emulação aproximada do real. Interessante, contudo maleável e nem sempre real, mas não deixa de ser útil as necessidades atuais.

    Abraço e parabéns pelo seu trabalho Mozar Couto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius,
      Recentemente voltei a pintar em papel...Realmente, arte convencional é insuperável! Mas o digital ajuda até para a gente melhorar no convencional! Foi o que observei.

      Excluir
  5. Os tablets já estão substituindo os laptops aos poucos,é questão de tempo para se popularizarem como fez os laptops.
    Os "All in one" atuais por sua vez deixaram obsoletos os PCs desktops,tem telas grandes,até 23'polegadas,ocupam menos espaço e são mais rápidos.
    E o futuro das mesas digitalizadoras são os Tablets mesmo,vão se fundir,já existem canetas artísticas para Tablets,para usar com softwares gráficos.

    Num futuro próximo Tablets serão comuns,de diferentes tamanhos e configurações,e voce comprará só as canetas para usar neles,ou pincéis projetados especificamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Renato. As canetas para tablets estão melhorando muito. Só espero que tablets maiores, dessas de 20" possam ser acessíveis e tenham processadores robustos para que possamos encarar um trabalho ou, de algum modo conectá-las a um computador, ou quem sabe um tipo de BOX...? Seria bem mais cômodo.

      Excluir