Linhas e curvas bem definidas no MyPaint

Essa é uma amostra bem simples de como podemos utilizar para artefinalizar desenhos a função de  "Linhas e curvas" (Menu- Editar- Modo atual). Funciona assim: ao pressionar "Shift" logo depois de traçar uma linha, podemos colocar o cursor sobre essa linha e puxar para qualquer lado, fazendo com que a linha reta se curve na direção que escolhermos. A função só é acessível, por enquanto, na versão do programa para Linux instalado via "ppa". Essa é uma função existente em alguns poucos programas proprietários adequados para desenhar e finalizar com absoluto controle no traço. No MyPaint,a linha segue exatamente a característica principal do pincel.

Comentários

  1. Pior que eu até já tinha usado esse 'modo linhas' do mypaint 1.1, mas nem tinha reparado nesse recurso de curvar a linha, valeu pela dica!

    Aqui eu uso Fedora e a versão 1.1 ainda não está disponível nos repositórios também, mas dá pra baixar e compilar o código.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brian,
      Embora seja um pouco demorado, esse recurso das linhas é excelente para quem quer fazer uma arte final perfeita em curvas! Principalmente para quem desenha mangá padrão.

      Excluir
  2. Alo, Mozart. baixei a versao 1.0 mas nao encontro esse recurso. Qual esta versao da amostra?

    ResponderExcluir
  3. IaRocha, é só na versão para Linux que tem esse recurso.Fica no menu, antes do ícone da borracha(um rosa). Aí, é possível escolher o traço livre, o de linhas em ângulo, o de elipses e círculos e esse, das linhas e curvas, que é feito traçando e clicando em qualquer ponto do traço e arrastando o cursor com a tecla Shift pressionada para fazer a curva.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia,

    Gostaria que me ajudassem a encontrar a versão do mypaint 1.0 em português.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mártio,
      Geralmente esse programa reconhece o idioma usado pelo sistema, no momento da instalação, e se adapta a ele. Isso ocorre no Windows e no Linux.Fiz um outro vídeo com o MyPaint, postado aqui, no blog, no qual usei o MyPaint 1.0, para Windows7 e o programa está em Português, como pode constatar olhando o menu que aparece no alto do video. Eu baixei essa versão no site do mypaint nesse endereço: http://mypaint.intilinux.com/?page_id=6

      Excluir
  5. Obrigado pela dica. Vou experimantar.
    Até à próxima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas