quinta-feira, 22 de agosto de 2013

BIOCYBERDRAMA SAGA

- BIOCYBERDRAMA SAGA –
Álbum de quadrinhos de Edgar Franco (roteiro) e Mozart Couto (desenhos) é lançado pela Editora da UFG – Agosto de 2013.

O premiado artista, quadrinhista e pós-doutor em artes, Edgar Franco, uniu-se ao lendário e premiado quadrinhista Mozart Couto para a criação dessa saga de ficção científica em quadrinhos. O trabalho, apresentado na forma de um álbum luxuoso com 256 páginas e sobrecapa especial, inclui a saga completa em quadrinhos, além de uma descrição detalhada do universo ficcional da “Aurora Pós-humana”, criado por Edgar Franco e ainda um making of do trabalho nos anexos, com artes do processo criativo da obra. 


Imagine um futuro em que a transferência da consciência humana para chips de computador seja algo possível e cotidiano, quando milhares de pessoas abandonaram seus corpos orgânicos por novas interfaces robóticas. Imagine também que neste futuro hipotético a bioengenharia tenha avançado tanto que permita a hibridização genética entre humanos, animais e vegetais, gerando infinitas possibilidades de mixagem antropomórfica, seres que em suas características físicas remetem-nos imediatamente às quimeras mitológicas. Nesse contexto ficcional as duas "espécies pós-humanas” tornaram-se culturas antagônicas e hegemônicas disputando o poder em cidades-estado ao redor do globo, enquanto uma pequena parcela da população - uma casta oprimida e em vias de extinção -, insiste em preservar as características humanas, resistindo às mudanças.


A HQ presente no álbum é dividida em III partes. A primeira delas, nomeada BioCyberDrama, foi publicada em álbum pela editora paulistana Opera Graphica, com ótima recepção do público e crítica especializada. Tendo sido indicada aos prêmios HQMIX de melhor roteirista (Edgar Franco) e melhor edição especial nacional de 2003. A obra recebeu o prêmio Ângelo Agostini de melhor desenhista de 2003, concedido a Mozart Couto. As partes II e III da saga BioCyberDrama permanecem inéditas e agora a obra é publicada na íntegra, ou seja as III partes completas, pela Editora da UFG.


A parte I do álbum narra o dilema de Antônio Euclides, um jovem "resistente" que aos poucos vai sendo seduzido pelas promessas de vida eterna ou plena oferecidas pelas culturas predominantes desse universo futurista, os tecnogenéticos – seres híbridos de humano com animal e vegetal, e extropianos – ciborgues com a consciência de um humano transplantada em um chip. Antônio se depara com a grande questão de sua vida, qual decisão deve tomar: tornar-se extropiano, tecnogenético ou continuar resistente. A parte II de BioCyberDrama dá continuidade à saga de Antônio Euclides e seus dilemas pós-humanos, apresenta uma tensão ainda maior entre as espécies pós-humanas. A parte III, conclusão da saga, possui inspiração na história de Canudos e de Antônio Conselheiro, reinventadas para um contexto pós-humano. Sobre o roteiro e arte do álbum, o pesquisador Dr. Elydio dos Santos Neto, autor da apresentação da obra, destaca: “Edgar Franco entra nesse clima de questionamentos contemporâneos e cria sua Aurora Pós-Humana, porém sem negar o humano, isto é, (...) ele traz para o futuro pós-humano os principais dramas da nossa atual condição humana. Há que se destacar também a grande sensibilidade de Mozart Couto, que, a meu ver, compreendeu de maneira brilhante o universo criado por Edgar Franco e conseguiu expressá-lo, visualmente, de maneira tão soberba.”


A responsável por esse lançamento ousado no mercado brasileiro de quadrinhos foi a Editora da UFG – Universidade Federal de Goiás. Uma iniciativa inédita para uma editora acadêmica brasileira, acreditando nas HQs como forma de arte e conhecimento e investindo em uma produção à altura da obra. O álbum integra a coleção “Artexpressão”, dedicada a livros de arte.



O LANÇAMENTO EM SÃO PAULO:

O lançamento será realizado na GIBITERIA, loja especializada em quadrinhos de São Paulo. Antes da sessão de autógrafos Edgar Franco iniciará o lançamento com um "Dossiê HQ" organizado pela Gibiteria, no qual falará durante uma hora sobre o processo criativo do álbum com a mediação de dois quadrinhistas notórios: Laudo Ferreira e Gazy Andraus. A Gibiteria fica Localizada na Praça Benedito Calixto em Pinheiros, n. 158, 1º Andar, São Paulo. O lançamento acontecerá das 19:00 às 22:30, no dia 23 de agosto de 2013, sexta-feira.

BioCyberDrama, Made With GImp


5 comentários:

  1. Parabéns, Mr. Couto!
    Gostaria muito de estar no lançamento, mas infelizmente estarei trabalhando... :/

    Mas já está em minha lista!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Mozart! Se estivesse em SP marcaria presença e adquiriria um exemplar.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Esse Edgar Franco já fez uma hq puxada pro lado mais comercial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho dele é bem autoral. O Álbum é muito bom. O conceito da HQ também é muito legal!

      Excluir
  4. Muito legal seu Blog Mozar.
    Gostaria de receber atualizações, vc tem algum Facebook para agente marcar como "seguindo"??

    Abraço!

    ResponderExcluir