terça-feira, 9 de julho de 2013

O "Open SAI" está vindo aí.

Um novo programa para desenho, livre e multiplataforma, está sendo desenvolvido. Os desenvolvedores prometem funções como: Suporte completo a mesas digitalizadoras; Suporte a arquivo gráficos como ora , png , psd, jpg , bmp , sai; Widget de navegação/preview; Camadas de modos diversos; Estabilização( melhora) de pinceladas ( traços); Transformações de áreas selecionadas, tipo: rotação, redimensionamento, deformação; Filtros, Plugins e outras coisas mais.
Para acompanhar, visitem o blog dos desenvolvedores:
http://opensai.blogspot.com.br/

Imagem, bem preliminar,da interface do programa.

11 comentários:

  1. Esse software tem uma interface muito bonita. Espero que ele seja leve e funcional.

    Já o Gimp está tendo um desenvolvimento um tanto quanto 'perigoso'. Ele está cada vez mais pesado e com alterações 'drásticas' nas coisas simples. Acho que isso pode acabar levando ele a uma má fama, resultando na perda de usuário, ainda mais quando de tempos em tempos surgem novos softwares como o OpenSAI.

    ResponderExcluir
  2. Considero o SAI o melhor programa de pintura (básica) já criado. É extremamente leve, consigo abrir telas enormes sem perder em velocidade, e ainda com uma resolução soberba. Possui um recurso de estabilizar os traços e conta com uma capa "vetorial" para lineart. Rotaciona canvas com perfeição, abre em segundos e reage muito bem a pressão de tablets (inclusive de minha extinta Wizard Pen).É muito popular entre fãs de mangá .O utilizo pra colorir meus trabalhos, adianta muito o serviço. Se essa versão open tiver os mesmos recursos e não ficar pesado como o Gimp (como bem disse o Marcos), vai ser um grande software open q vai virar mania, até pq o SAI não tem recebido atualizações.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, me pergunto quais pontos do SAI o openSAI pretende seguir, particularmente eu adorava o jeito que o SAI se comportava com a tablet, se eles seguirem o mesmo caminho o projeto pode ter um futuro promissor.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito legal este Sai, se esse Open se apresentar bem pode até revolucionar os software livres de desenho. Hoje, particularmente, me pergunto se alguém irá produzir uma versão destes software para Android. Já que estão surgindo tablets bem poderosos (ou pelo menos superiores aos do ano passado) e atrativos como o Sansung G. Note 10.1 ou Asus Vivo Tab (este conta com o Win8 RT). O Android, atualmente, só conta com o Skecthbook Pro para estes trabalhos.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Mozart. Queria agradecer pelo tutorial de uso da mesa digitalizadora. Usei tablets um bom tempo atrás e acabei abandonando quando a minha quebrou. Voltei a comprar uma novamente muitos anos depois (Bamboo Capture). Na época eu usava muito o Painter que agora é da Corel. Gostaria de saber qual o programa que você considera o melhor e mais completo? O Sketchbook seria hoje o mais indicado entre os pagos? Já notei que até o Open SAI ser finalizado, o GIMP é a melhor solução dos open-sources, correto? Agradeço sua resposta de antemão.

    ResponderExcluir
  6. RB,
    Isso depende muito de cada artista. Entre os proprietários, ainda acho o Photoshop e o Corel Painter os mais poderosos. Depois vem o Mangá Studio e o SAI. Entre os livres, o GIMP está em fase de grande mudança mais ainda é uma força, depois o Krita e, depois o MyPaint. O GIMp Painter, que unirá o poder do GIMP com o do MyPaint, ainda é meu preferido. Não podemos esquecer o Art Rage, para quem gosta muito de simular pintura convencional. O Sketchbook ainda não utilizei, mas parece ser excelente.

    ResponderExcluir
  7. Estava vendo que o David Revoy um artista francês que tinha sido comentado na 1ª versão do blog já não recomenda mais o gimp para se pintar:

    "I don't paint anymore with Gimp and don't advice it for this task. Since january , I use and advice recent version of Krita or Mypaint. ( on older system, Gimp-painter 2.6 is also fine ) for digital painting with free and open sources softwares."
    (http://www.davidrevoy.com/article122/gimp-painter-2-8dev-test)

    Não sei se é só implicância minha por não conseguir fazer minha mesa funcionar no gimp 2.8 rs, mas me parece que ele está perdendo um pouco de espaço com o aumento da concorrência e por ser algo mais generalista. De qualquer modo, concorrência é sempre bom para os usuários, que ficam com mais opções.

    ResponderExcluir
  8. O GIMP anda soluçando demais para manipular meus desenhos. Eu choro, xingo, fico deprimido e quase enfarto olhando a típica mensagem "not responding". Eu tenho um Alienware novíssimo com 8 GB de RAM e um i7; é o fim da picada. Está na hora de tentar algo novo mesmo.

    ResponderExcluir
  9. What about this project now? Is it (a)live? :o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michal G.
      It seems that the project stopped there.

      Excluir