quarta-feira, 12 de junho de 2013

GIMP PAINTER


Crying, Made with Gimp Painter
Lembram-se do “Gimp For Painters”, ou Gimp Painter? Não, não é o “GPS”, ou Gimp Paint Studio. O Gimp Painter é um “fork”, ou uma derivação do GIMP, que atende a Pintores digitais com recursos como girar a tela de pintura, usar texturas nos pincéis, usar uma nova função ( blending) que mistura as cores entre si e com o fundo de forma muito diferente que o conhecido “smudge”, e outras coisas. Enfim, essa excelente ferramenta continua sendo desenvolvida por desenvolvedores japoneses, e é possível baixar essas versões em andamento. Eu mesmo estou rodando uma, no Windows 32bits e vai muito bem! Agora, o programa traz o motor dos pincéis e estes, é claro, do MyPaint, ou seja: é possível utilizar pinceis do MyPaint “dentro” do próprio Gimp Painter com resultados excelentes. Também já está funcional o recurso de girar a tela sem deterioração da imagem. É possível baixar uma versão para Windows aqui:
Há versões do GIMP 2.8x e do Gimp Painter 2.8. Escolha a versão adequada à arquitetura do seu computador e baixe.
Há também outro site onde se pode baixar versões do GIMP 2.8x para Windows e MAC, plugins sendo algumas com mudanças e ainda uma outra derivação do GIMP - RGGJAN Fork- que traz um plugin de seleção aprimorada e separação de figura do fundo. Muito adequada a fotógrafos. O endereço é:
Outra boa notícia é que ele é PORTABLE -assim como era o 2.6), basta desempacotar em algum local da sua máquina, entrar na pasta e clicar no arquivo executável gimp-run-2.8
Mesmo que tenha uma versão instalada do GIMP Oficial, não há conflito.
Há uma comunidade “nascente” de usuários no google+ comunidades. O Endereço é:
https://plus.google.com/communities/100755703790782690983 ( esse endereço é acessível a quem pertence ao G+). Lá é possível obter vários links interessantes sobre o programa, dicas com imagens, sobre as novas funções em ação, e ainda há um link para ensinar como fazer a compilação para Linux.
Eu espero que alguém faça um ppa para que seja possível a instalação de forma mais simples no sistema do pinguim!
Segue um video de demonstração de algumas dessas novas funções:

E aqui, vídeos que fiz, explorando um pouco as novidades



20 comentários:

  1. Cada vez acho mais que preciso de uma mesa digitalizadora, mesmo que bem simples.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida. É um excelente investimento.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mozart !

    O gimp painter é uma instalação independente do gimp " normal " ou é uma espécie de "ad-on" ?

    para mim não ficou muito claro .

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Игорь
    Ele é o próprio GIMP com algumas modificações, a nivel de ferramentas,funções,alguns scripts e plugins instalados que não vem no GiMP por padrão, que lhe dá caracaterísticas mais apropriadas para ser utilizado para o desenho e a pintura digitais. E, na versão para Windows, ele é distribuído para download como um programa portátil, que não precisa ser instalado. Basta descompactar a pasta em qualquer local no seu sistema, entrar nela e clicar no arquivo executável que ele abre e funciona sem conflito com o GIMP comum, caso tenha um no seu sistema. Se não tiver, não tem problema, ele será o seu "gimp". É indispensável o uso de uma mesa digitalizadora para aproveitar bem os recursos do programa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mozart!

      tenho usado o gimp normal para efeitos. Vou conferir o gimp painter ;)


      PS: tenho uma mesa digitalizadora, aliás foi vc que me indicou rssss

      Excluir
  5. Mozart que bom te ver de volta a ativa! Queria te fazer uma pergunta sobre uma mesa que comprei. Wacoon baboo conect -ctl-470l pois ela não funciona no Gimp.O que pode ser? Já re-instalei o driver que veio junto com ela mais não solucionou o problema.

    ResponderExcluir
  6. AleffNizuma,
    Você já ativou ela no GIMP? Já foi no "Menu-Preferencias-Dispositivos de entrada-configurar dispositivos de entrada ( veja se aqui mostra que há a mesa wacom reconhecida)-modo" e clicou em "tela", nesse campo "modo"?

    ResponderExcluir
  7. Mozart, que bom que vc voltou! Sou fã do seu trabalho, tenho várias revistas com seu trabalho. Tanto hq quanto manuais de desenho. Tenho aprendido muito, tanto com as revistas quanto com os tutoriais que vc postou no youtube. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Marco.
    Fico satisfeito em ajudar.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! o tão esperado Gimpainter 2.8 ... Que bom ver que o blogdodesenhador está de volta! :)
    Baixei a versao portable pro ubuntu mas infelizmente nao rodou porque a versão do libgimp que tenho instalada é a 2.8.6 ..é mais atualizada doqe o do gimppainter (2.8.3)..

    ResponderExcluir
  10. Mozart, estou tendo problemas com a Ctl-470 e o Gimp 2.8. Já instalei o driver dela e já ativei nas configurações do Gimp.
    O problema é o seguinte: quando escolho o lápis ou o pincel e faço um traço que vai além da imagem e chega em outras partes do programa (botões, camadas, canais, etc), o risco fica esquisito e muda pra cor preta. Ou seja, se eu riscar fora da área da imagem o risco se distorce e a 'cor da frente' muda pra preto.
    Isso está sendo uma lástima pra mim, pois gosto de riscar e rabiscar livremente, sem me importar com os limites da camada e da imagem.
    Esse empecilho não acontece na versão 2.6, pois posso manter a caneta sobre a mesa e riscar da imagem pra fora normalmente, que o risco não será afetado.
    Estou usando o Windows 7.

    ResponderExcluir
  11. Marcos,
    Isso é um bug do GIMP 2.8 que ainda não consegui reportar aos desenvolvedores. Eu chamo de "bug da borda". Acontece com qualquer tablet. Se a gente for com o cursor até a borda da imagem acontece, ou se o cursor tocar alguma janela flutuante também.
    Assim que puder, vou acusar esse bug, mas se for consertado, será só na versão 2.10!

    ResponderExcluir
  12. Mozart, não tenho condições de obter uma mesa, posso desenhar usando mouse ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder até pode, mas não vai conseguir os efeitos de variação de traço e intensidade das cores e tons que a mesa e a caneta permitem. Sem falar que, com elas, é muito mais confortável e preciso trabalhar. Há mesas para todos os gostos e bolsos no mercado. Procure uma que "caiba no seu bolso", vale muito a pena.

      Excluir
    2. Oi louismello!
      Realmente as tablets boas custam bem caro, mas existem algumas opções com um bom custo para quem quer aprender, por exemplo, eu comprei uma genius. É barata (na epoca paguei R$ 120,00), me atende bem e com certeza é melhor que o mouse.
      T+
      Vanderlei

      Excluir
  13. O Gimp 2.8.10 configurado do site "patha" ficou muito pesado aqui. Alguém chegou a usá-lo? O ícone é diferente, é um chachorrinho rosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William,
      Se você quer o gimp oficial 2.8.10, para Windows, tente esse endereço aqui:
      http://www.gimp.org/downloads/
      O link para baixar direto é esse:
      http://download.gimp.org/pub/gimp/v2.8/windows/gimp-2.8.10-setup.exe
      A partir de um Pentium Core2Duo, eu garanto que ele roda bem.

      Excluir
  14. Mozart e pessoal, saudações

    Pesquisando sobre o Gimp Painter eu achei apenas versões para Windows. É isso mesmo? Não tem para o Linux?

    Abcs

    ResponderExcluir
  15. Tem sim. Pesquise tudo aqui, na comunidade do gimp-painter-2.8-Users:
    https://plus.google.com/u/0/communities/100755703790782690983

    ResponderExcluir
  16. Mestre, obrigado pela resposta!!

    Já pesquisando.

    Abraços!

    ResponderExcluir